terça-feira, 17 de maio de 2011

Amor e Respeito ao Próximo

“Deus não nos fez desligados da Humanidade. Somos elos da grande corrente universal e as energias divinas que vão alcançar os outros devem passar por nós, beneficiando-nos e ao nosso próximo”. Autor: desconhecido

Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom.
Os antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos. "ética de situação".
E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-o pensar e responder à pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Ética.
Como doutrina filosófica, a ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta exclusiva da moral. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito.
Por exemplo, através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e indicar caminhos.
Ética é o ato em escolher entre “o bem e o mal” levando em conta o interesse da maioria da sociedade, a ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros.
Podemos chegar a um ponto simples e porem muito importante em nossas vidas, o que “significa” realmente amar ao próximo. Será que os fiz justificam os meios?
A perspectiva do bom senso conservador com freqüência se baseia nesse tipo de suposição de certeza. Mas se conflitos que são agravados são escolhidos devido a alguma ideologia, é difícil ver como isso difere da simples lógica de "o poder torna certo".
Mentir de uma maneira que piore um conflito interior de alguém, causando, mas sofrimento em vez de diminuí-lo, ou que se vise tirar proveito deste conflito. Não mostra amor nem respeito ao semelhante!
Na vida tudo pode ser analisado com dois lados.
Pensando no lado positivo quando alguém lhe fizer o mal, não se preocupe, pois no momento em que esta pessoa fez o mal ela sentiu felicidade mesmo que este sentimento seja “negativo”, pro outro e nela um sentimento positivo.
Agradeça os sentimentos em você despertados neste período trazendo a felicidade mesmo que esta felicidade for “falsa”, apenas pense. me enganei...
Que a “brincadeira” feita trazendo felicidade a um na mesma proporção infelicidade ao outro, sirva de lição aos dois lados um por ser inocente demais e o outro em exercer o amor ao próximo com o respeito que o semelhante merece...





Nenhum comentário:

Postar um comentário